domingo, 23 de outubro de 2016

Defesa Câmara

Meu primeiro contato com a defesa Câmara se deu após o falecimento do enxadrista Ronald Câmara. Na época nada sabia sobre os irmãos Câmara quando a notícia do falecimento de Ronald me levou a um daqueles infâmios vórtices da internet (um link leva a outro, que leva a outro...). Eventualmente no meio da turbulência do vórtice me deparei com a defesa Câmara, criação do outro irmão Câmara, MI Hélder Câmara.

A defesa Câmara (DC daqui em diante) se trata da linha 1.e4 e5 2.Cf3 De7?!. MI Hélder explica que a ideia deste lance, que parece quebrar todos os princípios da abertura, é obter uma defesa índia do rei contra 1.e4!


Por exemplo 1.e4 e5 2.Cf3 De7 3.Cc3 c6(previnindo Cd5) 4.d4 d6(mantendo o representante negro no centro) 5.h3 g6(fianquetando o bisppo antes de Cf6, do contrário as brancas tem Cg5, i.e 5...Cf6 6.Bc4 g6? 7.Cg5) 6.Bc4 Bg7 7.O-O Cf6 8.Te1 O-O 9.a4 Cd7 quando as negras tem uma configuração típica da índia do rei (embora o leitor mais implicante possa dizer que é uma pirc).


De início não dei muito crédito à ideia, afinal se xadrez faz sentido o lance 2...De7 tem que ser ruin. Até que me deparei com este artigo, no qual o MF Álvaro Aranha mostra uma partida sua com a DC. O artigo me inspirou a tentar a DC em partidas blitz e rápido na internet.

Joguei várias partidas com a DC na internet, incluindo várias contra MFs e MIs, e para minha surpresa nenhum de meus oponentes encontrou uma abordagem particularmente convincente contra ela. Eu sempre obtia jogo razoável, ou expandindo no flanco dama com b5 e a5, ou, se meu oponente impedisse b5, jogava no flanco rei de maneira semelhante à partida do MF Aranha. Isto me levou a considerar utilizar a DC em torneios, o que necessitaria uma investigação um pouco mais séria da defesa.

Um belo domingo resolvi tirar a tarde pra analisar a abertura. Munido do meu bom e velho houdini 1.5 embarquei numa missão para explorar esta defesa peculiar. Infelizmente a missão durou poucos minutos pois quase imediatamente encontrei uma refutação jogando os lances mais naturais:

1.e4 e5 2.Cf3 De7 3.Cc3 c6 4.d4 d6 5.Bc4 os lances 5.h3, 5.Be2 e 5.a4 são razoáveis (e populares com meus oponentes), mas obviamente não podem constituir uma refutação da defesa 5...g6 6.Bg5 Cf6 7.dxe5 dxe5, esta posição foi alcançada algumas vezes na database, mas ninguém encontrou o lance correto aqui.


8.Cxe5!! Dxe5 9.f4 De7 10.e5
, as brancas recuperam a peça com interesse, um conceito notável!

Parece que quebrar os princípios realmente é ruin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário